[googlef709fa750534ba5b.htm

Nova Serrana

Jesus Cristo Senhor do Universo Infinito

Jesus Cristo Senhor do Universo Infinito
Yeshua é O Verdadeiro Nome Do Enviado Único que Nos Salva e nos Liberta das trevas...Amem...

Jesus Christ And The Seven Angels Of The Lord

Jesus Christ And The Seven Angels Of The Lord
Jesus Christ And The Seven Angels Of The Lord O Rei do Universo Infinito

Nova Serrana Vista Parcial Área Central

Nova Serrana Vista Parcial Área Central
Travessa Treze de Maio

Histórico de Nova Serrana


Mapa do Município de Nova Serrana
 

*** Histórico de Nova Serrana ***
A grande extensão de terras inóspitas situadas a sudoeste da antiga Vila de Pitangui era denominada Sertão do Inhanhi até o segundo quartel do século XVIII. Anteriores ao ano de 1730, poucas e fracassadas incursões foram realizadas no território que seria mais tarde denominado município de Nova Serrana. A expansão dos primitivos povoadores levou aventureiros arrancharem-se ao sul da Vila de Pitangui, formando fazendas na extensa região denominada Mato Dentro, atuais municípios de Conceição do Pará e Leandro Ferreira, e timidamente, entrando em território do atual município de Nova Serrana. Assim, surgiram as fazendas da Boa Vista ( de Manuel Pereira de Castro), Areias (de Manuel Antônio Teixeira), do Lambari ( de Antônio de Abreu Guimarães), todos eles genros do latifundiário e sargento-mor Luís Álvares Colaço e de Isabel Bueno. Essas fazendas foram, temporariamente, abandonadas em virtude de ataques de quilombolas que dominavam a região. Encontram-se notícias de aventureiros que de Pitangui buscavam outras paragens auríferas, notadamente a Serra da Boa Esperança, utilizando um caminho informal que se dirigia ao sul da Capitania de Minas, com passagem no rio Lambari. Em 1737, Gomes Freire de Andrade, então Governador da Capitania de Minas, anulou a portaria que proibia a abertura de novos caminhos e convocou a adesão de empreendedores para abertura de novas trilhas que ligassem o sul da capitania a Pitangui e, de São João Del Rei a Paracatu (Picada São João del Rei-Paracatu). Nessa última empreitada, ao passar por Formiga, criou-se uma variante rumo norte com destino a Pitangui ; seu traçado, cruzando toda extensão norte-sul do atual município de Nova Serrana, possibilitou a fundação de várias outras fazendas . Surgia então, a fazenda da Ripa em terras pertencentes a Felipe Ferreira do Amaral; a fazenda Seara - hoje Barretos, pertencente a José Luís Rabelo; fazenda Duas Barras, hoje Estação do Cercado, pertencente aos herdeiros de Miguel de Faria Morato; fazenda do Novais, de Cristóvão Novais da Cunha; fazenda dos Moreiras, de Dionísio Moreira da Silva e, no centro do atual município, a fazenda Barra Grande do Cercado.


Essa última foi criada pelo português Custódio Martins Vieira e sua mulher Maria Nunes da Silva. Os mais antigos documentos que prestam essa afirmação comprovam que a partir de 1755 a fazenda Barra Grande do Cercado iniciou timidamente a prestação de serviços aos viandantes do caminho; esse período coincide com o desmantelamento das aldeias quilombolas que dominavam a região desde 1737. A morte do primeiro proprietário da fazenda Barra Grande do Cercado, ocorrida em 27 de maio 1791, não foi suficiente para que ocorresse a divisão de sua enorme gleba (avaliada em dez mil hectares); essa primeira divisão ocorreria somente em 1804 com a morte de Maria Nunes da Silva e, após um longo e penoso processo de partilha, terminado em 1834, pode aquela gleba transformar-se em várias unidades produtoras. A sede da fazenda continuou com seu nome original até meados de 1850, quando então se suprimiu a denominação “Barra Grande” e tornou-se apenas “fazenda do Cercado”. Um dos genros de Custódio Martins Vieira teve a iniciativa de criar uma hospedaria, um comércio e uma pequena sapataria situados à beira do caminho. A partir de 1860, o lugarejo composto de várias casas construídas ao longo da estrada, ganhara o nome de “Cercado”. Esse nome, preservado até 1953, aludia ao natural cercado derivado das confluências dos ribeirões da Fartura e Pavão. O “Almanak Administrativo Civil Industrial da Província de Minas Gerais para o ano de 1865” editado em Vila Rica no ano de 1865 trata com reservadas palavras a existência de uma pequena comunidade no lugar denominado Cercado, ainda modesta e vivendo exclusivamente da lavoura, sob a jurisdição do Distrito da Saúde desde 1855. Somente em 5 de novembro de 1869, por força da Lei No 1622, o arraial do Cercado ganhou a distinção de distrito, sob a jurisdição direta de Pitangui. O arraial, sede do Distrito do Cercado de Pitangui, teve maior desenvoltura a partir de 1900 após a inauguração da Estrada de Ferro Oeste de Minas. A proximidade com a estrada que conduzia para outros mercados os produtos da fazenda do Cercado estimularam e aumentaram a produção dos fazendeiros. Um enorme contingente de imigrantes fixou residência na região. Eram indivíduos oriundos das mais variadas localidades, convocados para prestarem serviços na estrada de ferro ou na fazenda do Cercado. O povoado recebeu famílias de Perdões, Bom Sucesso, Itapecerica, Oliveira, Carmo do Cajurú, São Gonçalo, Divinópolis, Perdigão, etc. É desconhecida a data da ereção da primeira capela do Cercado; sabe-se que ocorreu após ano de 1850, tendo como padroeiro São Sebastião. Um incêndio destruiu aquele primitivo e rústico templo em época anterior ao ano de 1880. A partir de então os ofícios religiosos eram realizados em um casarão, hoje tombado pelo Patrimônio Histórico, situado à rua Dimas Guimarães. E assim permaneceu até o ano 1924.


O crescimento do povoado, agraciado com a chegada de novos moradores, exigiu a construção de um novo templo. Um movimento liderado pelo major Francisco Batista de Freitas (da Guarda Nacional estacionada em Pitangui) era possuidor de enormes glebas de terras e, partiu do próprio líder, oferecer ao patrimônio da capela de São Sebastião uma área correspondente a vinte hectares para construção de uma nova igreja e demais edificações dignas de uma paróquia; à volta do novo templo surgiram novas residências e pequenas casas comerciais. Após a construção da nova igreja, em 1924, a Aplicação de São Sebastião do Cercado foi elevada à categoria de paróquia, desmembrada da Paróquia de Pitangui por ato de D. Antônio dos Santos Cabral. Os primeiros passos para a emancipação do Distrito do Cercado mereceram total dedicação do então vereador José Batista de Freitas (neto do major Francisco Batista de Freitas), que seguindo as orientações da Lei Estadual No 336 de 27 de dezembro de 1948, viu seus objetivos concretizados no dia 12 de dezembro de 1953: o Distrito do Cercado de Pitangui passou a se denominar Município de Nova Serrana, numa reverência à antiga Pitangui, também cognominada “ Velha Serrana ”. A tradição calçadista do povo neo-serranense vem de longa data, contudo os primeiros passos para a atividade, em escala industrial, ocorreram somente a partir de 1948 com a implantação da primeira fábrica de botinas, registrada por Geny José Ferreira. Seus colaboradores e aprendizes foram aos poucos instalando novas unidades. O sucesso daquelas primeiras fábricas atraiu novos empreendedores e, com a emancipação política, a atividade tornou-se atrativa e preferencial. Maior impulso ocorreu, no entanto, após a construção da rodovia BR 262 e com a encampação do sistema elétrico pela CEMIG. Em março de 1991, Nova Serrana foi elevada à cabeça de comarca, desmembrada da Comarca de Pitangui. A nova divisão judiciária abrangeu ainda os municípios de Perdigão e Araújos, desmembrados da Comarca de Bom Despacho.

* Apoio Cultural * Visual Designers Minas *


*** http://sites.google.com/site/visualdesignersvirtual/
*** http://sites.google.com/site/visualdesignersvirtual/arquivos-da-visual-designers
http://sites.google.com/site/visualdesignersvirtual/wwwvisualdesignersparceriascombr/a-transformacao

Nova Serrana Pizzarela Pizzaria Restaurante


*** A Pizza Mais Saborosa de Nova Serrana ***

** Pizzarela * Pizzaria e Restaurante **
*** Tele-Pizza: 3226-4030 ***
*** Rodízio de Pizzas Toda Quarta Feira ***
*** Travessa 21 de Abril, 27 - Centro ***
*** Nova Serrana - Minas Gerais ***
*** Pizzarela Home Page ***
https://sites.google.com/site/novaserranaminas/a-pizzarela

** Veja Pizzarela em Restaurantes de Nova Serrana **
https://sites.google.com/site/novaserrana7/restaurantes

Nova Serrana Implantes Dentários Ortoimplant








* Clínica Ortoimplant *
** Clínica Ortoimplant Centro **
*** Dr. Eduardo Fernandes de Oliveira
*** Especialista em Ortodontia
*** Dr. Michel Senna
*** Especialista em Implantodontia 
*** Dr. Cristiano Oliveira ***
*** Odontologia Estética, Clareamento,
*** Tratamento de Canal
*** Tel: (37)3225-4184 / 3226-0840
*** e-mail: doutor-eduardo@hotmail.com
*** Travessa 21 de Abril, 56 - Centro ***
*** Clínica Ortoimplant São Geraldo ***
*** Rua Rosa Ana Conceição, 770 ***
*** Tel: (37) 3226-2249 ***
*** Nova Serrana - Minas Gerais ***
* Clínica Ortoimplant Home *


 A População de Nova Serrana 

Nova Serrana é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Segundo o IBGE, (Censo 2007) o número de habitantes em 2007 é 60.220 (sessenta mil, duzentas e vinte) pessoas. Para 2008 a estimativa é de mais de 65.000 (sessenta e cinco mil) habitantes. Nova Serrana é o município que mais cresce em Minas Gerais de acordo com o Censo 2007.
*** Bandeira do Município de Nova Serrana ***

* Bandeira do Município de Nova Serrana *
A nossa Bandeira identificada pela seguinte descrição:
A Bandeira de dois panos de cor, triplo (verde bandeira, branco e azul royal), em faixas horizontais, sendo na faixa branca colocado o Brasão, de cor amarela, com o símbolo da indústria do calçado, na forma heráldica, tendo ao alto uma faixa com os dizeres “Fé, dignidade e trabalho”; serão colocadas as ramagens de arroz e milho simbolizando o produto agrícola municipal. No alto do brasão conterá uma coroa santificante, simbolizando a fé que predomina no município. Além das formas simbólicas, o brasão conterá as seguintes inscrições: ao pé, em forma de laçada, o nome “Nova Serrana” e as datas (à esquerda a criação e à direita a emancipação do município).
Existe razão e fundamentação histórica nos símbolos inseridos em nossa bandeira. A indústria de calçados é representada pelo couro, o martelo e a sovela: instrumentos primitivos usados na fabricação de calçados.
As ramagens de milho e arroz representam as atividades rurais, atividades estas que sustentaram o município, antes do desenvolvimento industrial. A coroa santificante representa a fé do nova-serranense e criação da paróquia de São Sebastião, antes da emancipação política e consagração do município a Nossa Senhora do Carmo, em virtude da lei municipal.
Os dizeres “Fé, dignidade e trabalho” são a exteriorização da personalidade humana dominante na população.
O uso da bandeira, dentro e fora do município merecerá honra dos nova-serranenses.
É o símbolo maior da terra que nos viu nascer.


MG. Eletrônica Nova Serrana 

* MG Eletrônica *
* Assistência Técnica em: *
* TV., DVD., LCD, Plasma e Games
* Soluções em Micro Ondas *
*** Tel: (37) 3226-7776 ***
Ligação Gratuita: (37) 0800.940.9520
*** Compra e Venda de Usados ***
*** Av. Maranhão, 3087 - Planalto ***

* MG. Eletrônica Informa: *
* Horários de Ônibus Para Belo Horizonte*
Diário: 03:30 - 04:30 - 07:00 - 07:50 - 10:40 - 12:20 17:15 - 18:20 - 19:00 - 19:20
Segunda à Sábado: 06:10 - 10:15
Segunda à Sexta: 09:15 - 14:15
Quarta: 16:20
Quinta à Terça: 15:30
Sábado e Domingo: 19:15
Sábado: 14:20
Domingo: 17:30 - 18:40 - 19:40 - 21:10

*** Auto Escola Nacional - Nova Serrana ***


*** Centro de Formação de Condutores Nacional ***

*** Auto Escola Nacional ***
 A que Mais Aprova nos Exames: Legislação e Direção
*** Veículos Novos - Instrutores Qualificados ***
*** e-mail: autoescolanacional@gmail.com ***
*** Tel.: (37) 3225-0928 - Cel: (37) 99108-1319 ***
*** Rua Padre Libério, 387 - Centro ***
*** Nova Serrana - Minas Gerais ***
*** Deus É Fiel ***

* Auto Escola Nacional Home Page *
https://sites.google.com/site/novaserranadasminasgerais/auto-escola-nacional